quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Planejando atividade com hipertexto

Planejando atividade com hipertexto

Inicia-se colocando a relevância do trabalho para os discentes da Educação de Jovens e adultos, já que a grande maioria deles está formal ou informalmente no mercado de trabalho, conforme a ficha diagnóstico relaizada (ANEXO II). Dessa forma pretende-se salientar questões associadas ao Modo de Produção Capitalista, relações sociais do trabalho, direitos e deveres do empregado e do empregador, e, principalmente, enfatizar a relevância da formação continuada na escola e em cursos de aperfeiçoamento profissional. Também, destacar  o quão crucial é a atualização constante das pessoas para viver com maior qualidade de vida. De acordo está a colocação: “Não é o homem que se eleva que eleva consigo o mundo, e sim o mundo que se eleva que eleva consigo o homem.”  (PINTO, 2000, p. 84)
Portanto, pensa-se em buscar a qualificação técnica para a colaboração à sociedade, por parte de  cada educando, com a venda da  sua força de trabalho, sem esquecer, pela sua extrema importância, a cidadania, cuja teoria/prática permeiam a vida digna e política, condicionando  a construção da criticidade do mundo em que se encontra, visando a transformação consciente do mesmo. Dessa forma se posiciona o autor:
Assim, o que compete ao educador é praticar um método crítico de educação de adultos que dê  ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica instruída de si e de seu mundo. Nestas condições ele descobrirá as causas de seu atraso cultural e material e as exprimirá segundo   o grau de consciência máxima possível em sua situação. (PINTO,  2000,  p. 84)

Para tal, é mister salientar que a escola também pode propiciar aos alunos cursos extra-curriculares que são muito requisitados no mundo do trabalho, como por exemplo, a informática, a qual está inserida em quase todos os âmbitos sociais e empregatícios. Assim, a inclusão digital, se possível, não pode ser desconsiderada na EJA, conforme a descrição: “Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica.” (FREIRE e NOGUEIRA, 1989,  p. 19)
Assim, planejou-se o referido trabalha para uma turma de Totalidade  da EJA,  na EMEF São Pedro, desencadeando as seguintes atividades:
Visualização do filme “Tempos Modernos” com desencadeador de uma proposta pedagógica sobre o Mundo do trabalho numa turma de EJA.
Discussão coletiva sobre a obra, destacando aspectos do mundo do trabalho da época do filme e dos tempos atuais, enfocando nas tecnologias e na importância de dominá-las para uma melhor qualidade de vida profissional e cidadã, a partir das seguintes questões que deverão ser pesquisadas na internet, em uma página de hipertexto (trabalho direcionado pela professora):

  1. No filme “Tempos Modernos”, qual a relação ser humano/máquina que se destaca?
  2. No cotidiano das pessoas, em que contextos se utilizam as tecnologias?
  3. Qual a importância de dominar as tecnologias para o aperfeiçoamento profissional?
  4. Quais as formas de aprender sobre as novas tecnologias?
Após resolução das perguntas, contemplando assuntos diversos que envolvem o referido eixo temático, explorando links sobre assuntos afins a respeito do mundo do trabalho e as perguntas formuladas, solicitar-se-á aos alunos que as respostas sejam organizadas em forma de texto, o qual será postado num Blog construídos pelos discentes, cada um com o seu para socializarem as produções e trocarem conhecimentos, porém, antes disso deverão todos ter um e-mail. Para tal utilizarão a página:



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